"Auto retrato", carvão"
Um dos artistas mais brilhantes, e que com mérito ocupa um lugar especial e de destaque na arte russa do seculo XIX. Pintor, desenhista, entalhador, escultor, arquiteto e professor. Nasceu na cidade de Kazan, em 26 de novembro 1891, no seio de uma familia de entalhadores. Aos quatorze anos entrou para escola de arte da sua cidade onde logo se despontou pelo seu grande talento.
"No Banho", aprox.1923
"Nu", 1911
"Nu"
"Retrato Vari Odoratskoi", 1914
Foi do Grande Ilya Repin de quem recebeu a maior influência para a formação da sua carreira e estilo. Porém nessa mesma época acontecia o movimento moderno <<Revolução da forma>>, que teve início na França, em meados do século XIX, até começo do século XX, o que não passou despercebido por ele.
A linguagem artística de Nikolai Fechin ganha uma nova interpretação, quando ele mescla as tradições da escola acadêmica , com o realismo interpretado pelos artistas da ”Sociedade de Exposições Itinerantes”, assim denominada.
"Retrato de Menina", 1910
Também agrega a tudo isso, a técnica impressionista e elementos do expressionismo.
Mas, com tudo vemos uma arte única, um estilo que nasceu da mente e das mãos deste artista genial.
"Nu Feminino"
Para a defesa do diploma pintou a obra “Repolhos”, que se encontra exposta no museu de arte da academia, Ilya Repin. Com essa pintura Fechin conquistou o prêmio de viagem a Europa viajando em 1910.
"Retrato de Menino", entre 1934-55, Carvão e Giz
"Menino", aprox. 1940
"Avo Mexicana", aprox. 1940, Litografia
A partir de 1910 Fechin regularmente começa a participar de exposições internacionais na Europa e Estados Unidos, fazendo um enorme sucesso com suas pinturas.
No ano de 1916, recebe o título de membro da <<Sociedade das Exposições Itinerantes>> do qual o seu mestre Ilya Repin também fazia parte. Nesse período de sua carreira que se encontra o melhor da sua produção artística.
Em 1920 Nikolai Fechim recebe um convite para lecionar nos Estados Unidos e viaja para Nova Iorque.
Lugar onde viveu só no início, com a emigração ele se torna um artista russo-americano.
"Retrato de Sapognikovoi", 1915
"Retrato de Katinha", 1912
"Retrato T.A.Popovoi", 1917
Posteriormente se muda para cidade de Taos onde constroi seu atelier. Por um motivo de familia Fechin se torna um viajante, passando pelo México e depois extende a viagem para outros paises, entre eles Japão e Indonésia.
Retorna para os Etados Unidos e na cidade de Pasadena (California), aluga um atelier para trabalhar. Em 1947 Nikolai Fechin muda-se para Santa Mônica onde vem a falecer no dia 5 de outubro de 1955. Sua obra até hoje tem influenciado varios artistas, tanto na pintura quanto no desenho. Vou citar aqui dois artistas como exemplo, Nikolay Bloxim, russo, e o pintor americano Jeffrey R. Watts, artistas emergentes com grande sucesso no cenário artístico. Nikolai Fechin também se tornou o artista russo mais caro, batendo recordes de vendas em varios leilões, onde uma de suas obras, "O Pequeno Cowboy" foi arrematado no leilão pela quantia de 10 milhões de dólares.
Galeria
Nikolai Fechin
Nikolai Fechin
"Homem da Ilha de Bali", apos 1938, carvão e giz
"Menino com Faixa na Cabeca", apos 1938, carvão e giz
"Retrato de um Jovem Rapaz",1936 (?), carvão e giz
Gilberto parabéns pelo seu trabalho, magnífico!!!
ResponderExcluirMaravilha seu texto.É um prazer poder apreciar obras incríveis!!!
ResponderExcluir