segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nikolai Fechin (1881-1955)



"Auto retrato", carvão"



Um dos artistas mais brilhantes, e que com mérito ocupa um lugar especial e de destaque na  arte russa do seculo XIX. Pintor, desenhista, entalhador, escultor, arquiteto e professor. Nasceu na cidade de Kazan, em 26 de novembro  1891, no seio de uma familia de entalhadores. Aos quatorze anos entrou para escola de arte da sua cidade onde logo se despontou pelo seu grande talento.

  
"No Banho", aprox.1923


Em 1901, considerado como o melhor aluno, recebeu recomendação para estudar na Academia Imperial de São Petersburgo, foi aceito passando estudar no atelier do mestre  Ilya Repin,e se forma em 1909, conservando e cultivando as tradições da escola classica russa. 

  "Nu", 1911

"Nu"

 "Retrato Vari Odoratskoi", 1914

Foi do Grande Ilya Repin de quem  recebeu a maior influência para a formação da sua carreira e estilo. Porém nessa mesma época acontecia o movimento moderno  <<Revolução da forma>>, que teve início na França, em  meados do século XIX, até começo do século XX, o que não passou despercebido por ele.


    "Ao Samovar", Retrato de O.M.Yasenevoi, 1913


 A linguagem  artística de Nikolai Fechin ganha uma nova interpretação, quando ele mescla  as tradições da escola acadêmica ,  com o  realismo interpretado pelos artistas da  ”Sociedade de Exposições Itinerantes”, assim denominada.

"Retrato de Menina", 1910


Também  agrega a tudo isso, a técnica impressionista  e elementos do expressionismo.
Mas, com tudo vemos uma arte única, um estilo que nasceu da mente e das mãos  deste  artista genial.


   "Nu Feminino"


Para a defesa do diploma pintou a obra “Repolhos”,  que se encontra exposta no museu de arte da academia, Ilya Repin. Com essa pintura Fechin conquistou o prêmio de viagem a Europa viajando em 1910.


Quando volta de viagem  Nikolai Fechim  permanence pouco tempo em São Petersburgo ,  logo depois segue  para  Kazan onde   começa a  lecionar  na  mesma escola que estudou quando adolecente.

 "Retrato de Menino", entre 1934-55, Carvão e Giz

    "Menino", aprox. 1940

 "Avo Mexicana", aprox. 1940, Litografia

A partir de 1910 Fechin regularmente começa a participar de exposições internacionais  na Europa e Estados Unidos, fazendo um enorme sucesso com suas pinturas.

  "Cowboy Mexicano", entre, 1934-55

 "Cowboy Mexicano de Chapel", 1936 (?)

No ano de 1916, recebe o título de membro  da <<Sociedade das Exposições Itinerantes>> do qual o seu mestre   Ilya Repin também fazia parte. Nesse período de sua  carreira que se encontra o melhor da sua produção artística.
Em 1920 Nikolai Fechim recebe um convite para lecionar nos Estados Unidos e viaja  para Nova Iorque.
Lugar onde  viveu só no início, com a emigração ele se torna um artista russo-americano.

 "Retrato de Sapognikovoi", 1915


"Retrato de Katinha", 1912

 "Retrato T.A.Popovoi", 1917

Posteriormente  se muda para  cidade de Taos onde constroi seu atelier. Por um motivo de familia Fechin  se torna um viajante, passando pelo México e depois extende a viagem para outros paises, entre eles Japão e  Indonésia.
  
  "Retrato de N.N.Krotovoi", 1923

Retorna para os Etados Unidos  e na cidade de Pasadena (California),  aluga um atelier para trabalhar. Em 1947 Nikolai Fechin  muda-se para Santa Mônica  onde vem a falecer no dia 5 de outubro de 1955. Sua obra até hoje tem  influenciado  varios artistas, tanto na pintura quanto no desenho. Vou citar aqui dois artistas como exemplo, Nikolay Bloxim, russo,  e o pintor  americano Jeffrey R. Watts, artistas emergentes com  grande sucesso no cenário artístico. Nikolai Fechin também se tornou o artista russo mais caro, batendo recordes de vendas em varios leilões, onde uma de suas obras, "O Pequeno Cowboy" foi arrematado no leilão pela quantia de  10 milhões de dólares.

  "O Pequeno Cowboy",1940

  
 Galeria
    Nikolai Fechin    



 



"Homem da Ilha de Bali", apos 1938, carvão e giz

"Menino com Faixa na Cabeca", apos 1938, carvão e giz

"Retrato de um Jovem Rapaz",1936 (?), carvão e giz 




  




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...